26 agosto 2014

Adeus Espirito Consumista - 5 Dicas para Economizar Dinheiro

Todo mundo sonha em fazer aquela 'viagem dos sonhos' ou então comprar aquele carro, ou sei lá, se dar algo de presente, porém as vezes esse sonho acaba ficando distante devido a falta de 'dim dim'.
Pra nós mulheres, tudo já é um pouco mais complicado, pois temos mais gastos: roupas, sapatos, bolsas, joias, maquiagens, cabeleireiro, manicure, pedicure, esteticista, produtos para o corpo, cabelos, cartão de crédito, cheque especial, academia, médico, baladas e festas,  ... (genteeeeeeee a lista não acabaaa) temos muitos, mas muitos gastos mesmo, e muito desses gasto são diários, o que dificulta a nossa economia certo?!


Pensando nisso resolvi tirar 5 dicas de sucesso para você conseguir economizar pelo menos um pouquinho do seu precioso dinheirinho, aquele salario que demora um mês a chegar e some em poucos dias.
1º Estabeleça metas e objetivos - Tudo começa por ai, isso é em tudo na nossa vida, eu já falei isso no post sobre emagrecimento (aqui) para o inicio de tudo você tem que ter metas e objetivos estabelecidos, só assim você vai saber onde quer chegar, ou o quanto quer e precisa guardar de dinheiro para realizar o seu sonho.


2º  Guarde as moedas - Moeda também é dinheiro e de pouco em pouco se tem muito!Faça o teste, guarde todas as moedas que cair em suas mãos, troco do ônibus, do mercado, da loja, do barzinho, da lanchonete, enfim, todas as moedas, faça um cofre e coloque apenas as moedas, em pouco tempo você irá perceber como ela rende e muito.




3º Pague suas dívidas no começo do mês antes de gastar mais - Se você tiver esse controle, tudo ficará mais fácil, tire o que você tem que pagar, contas fixas, dívidas, aluguel, prestação de carro, casa, cartão de crédito e com o que restou tire pelo menos 10 % para sua poupança. Lógico que economistas indicam que você guarde pelo menos 30% do seu salário, mas se você for uma pessoa igual eu, que não é sustentada pelos pais, tem contas e dividas, faça isso, pague o que deve e tire 10% para poupar. O resto fica livre para algumas 'regalias'. Aos poucos, a medida que for percebendo que está juntando um 'fundinho' bom, você vai aumentando a porcentagem a ser guardada.



4º Cuidado com o cartão de crédito - Gentee esse é o maior perigo de todos, eu mesma já me endividei vááááárias vezes, o cartão de crédito cria uma ilusão de que você pode ter tudo mesmo sem ter dinheiro, e isso é furada, cilada das  bravas, porque você gasta sem limites, se programa apenas para as contas fixas e no começo do mês a conta chega e paaaaaaaah'' vem aquele valor que você não esperava. Portanto policie-se, tome muitoo, mas muito cuidado mesmo com o cartão de crédito, pois ele pode se tornar o seu pior inimigo!





5º Compre menos - Não adianta vir com desculpas de que isso não da certo porque dá sim gente! Eu mesma fiz o teste e consegui e olha que eu sou a pessoa mais consumista do mundo (SQN) kkkkkk' mas enfim, brincadeiras a parte, um método que eu uso muito para evitar comprar sem necessidade é o seguinte, fazer tipo um estoque do que eu preciso e que dure pelo menos uns dois meses, por exemplo, se eu uso 1 base por mês eu já compro duas, 3 na promoção esse mês e o mês que vem vou estar livre desse gasto. Outro exemplo, se já tenho uma coleção de batons, o mês que vem não vou comprar mais, vou esperar uns dois meses, até ter ofertas e novidades pra testar. Ou então, faço isso muito com hidratante, shampoo essas coisas, eu uso até o final, e depois compro um novo pra testar, não fico comprando todos que vejo pela frente por ser diferente ou coisa do tipo, uso primeiro o que eu tenho e depois compro mais. Faça isso, use o que tem primeiro e depois você vê o que faz. 



Sei que não sou super especialista no assunto, mas só falei como conselho mesmo, inclusive coisas que já fiz e deu certo comigo e pode dar certo com vocês também. 
Escrevi o texto de coração e espero que isso ajude vocês. Vou escrever mais artigos do mesmo tipo, inclusive já estou preparando um post de continuação sobre esse assunto, já que de consumismo eu entendo e muito bem hahaha' beijookas ♥


6 comentários:

  1. Amei o post, estou nessa fase!!!

    Bjos

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai guria eu to precisando economizar. To tentando o método do cofrinho por enquanto haahah. Adorei as dicaas! bjks

    http://itsfashioncrush.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo!

    Mais uma pequena dica: controlar seus gastos religiosamente, seja com planilha em Exel ou com software de finanças pessoais.
    Eu uso o Boonzi (www.boonzi) que é maravilhoso para isso meso.
    Se quiser experimentar de graça durante 30 dias pode baixar aqui. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Catarina, ameii a dica e vou experimentar sim, obg pela indicação. Beijookas

      Excluir

Obrigada Pelo Comentário ♥