17 agosto 2013

Especial Mundo de Blogueira Part. 5 - Maquiagem na Gaveta

Boa dia mores, hoje estou muito feliz pois trago a vocês mais uma entrevista para o nosso especial.
A escolhida é uma mulher muito bonita, fofa e caprichosa nas makes que faz! Para atiçar ainda mais a curiosidade, digo a vocês que ela é enfermeira, sim, enfermeira  porém assim como todas nós, é amante da maquiagem, sabem de quem estou falando? Da Renata Filgueira do blog Maquiagem na Gaveta.


Eu conheci o blog da Renata, através dos comentários que ela deixava aqui no Clic, sempre percebi que ela era bem atenciosa, e realmente lia o post antes de escrever qualquer coisa, e sempre deixou opiniões formadas e críticas construtivas. Por esses motivos, sou uma admiradora das maquiagens que ela posta e do trabalho que ela faz lá no blog dela.
Então, vamos conhecer um pouco mais dela com a entrevista...

Apresentação - Qual seu nome, sua idade e onde você mora e qual o nome do seu blog/canal?
Olá leitoras do Clic Feminino, me chamo Renata Filgueira, sou potiguar e tenho 26 anos. Meu blog se chama Maquiagem na Gaveta e ele está para completar seu segundo ano. O blog, como o próprio nome sugere, trata de assuntos relacionados à maquiagem e outros assuntos de cunho feminino. Gostaria de agradecer a Fiama pelo convite para participar do Especial Mundo de Blogueira, e vamos lá que a ela caprichou no questionário!

1 – Porque você decidiu criar um blog e qual foi sua maior inspiração para que isso acontecesse?
Eu já era bastante interessada no mundo da maquiagem, acompanhava vários blogs e gurus de beleza. A ideia real veio depois da minha formatura, eu estava desempregada e com tempo de sobra, por isso coloquei em prática o projeto Blog. A inspiração veio pelo interesse no assunto, achei que seria uma boa compartilhar meus conhecimentos e experiências, e aprender um bocado também.

2 – Como surgiu a ideia do nome do seu blog?
A ideia partiu do modo como eu acondicionava as minhas maquiagens, numa gaveta do meu armário, por isso veio o nome Gaveta de Maquiagem, que foi o primeiro nome do meu blog. Meses depois descobri que haviam criado outro blog (em outra plataforma) e a ele foi dado o mesmo nome. Depois de tentar contato com a outra blogueira, decidi mudar o nome do meu blog e comprar o domínio, e ai o nome escolhido foi o ‘Maquiagem na Gaveta’, por não fugir da ideia inicial.

3 – Quais os assuntos que mais chamam atenção de seus leitores e como você se inspira para escreve - los?
Como os assuntos discutidos no blog são quase sempre restritos a temática maquiagem, é complicado dizer ao certo o que se destaca, mas geralmente as resenhas e posts de inspirações possuem uma maior visualização. A inspiração parte quase sempre da minha experiência mesmo, e no que tento captar sobre o interesse das leitoras.

4 – Você tem alguma inspiração especifica, ou alguém que te inspira para escrever os posts?
Acho que inspiração é uma coisa muito complexa, acho que não dá para especificar não, ela pode partir de onde a gente menos imagina. Mas acredito que ela nasce do meu interesse mesmo, naquilo que sinto aproximação, desde a minha rotina, experiências, blogs, leitoras e etc.

5 – Já ficou sem ideias para postar ou gravar vídeos? Como se saiu depois disso?
Com certeza sim, acho que todo blogueiro vai se deparar com essa situação. Na maioria das vezes tentei pescar alguma ideia esquecida, acho legal fazer algumas anotações com “possíveis publicações”. Mas às vezes é interessante dar um tempo. Forçar um post pode ter um resultado ruim, acho melhor deixar o blog desatualizado do que publicar um post que você sente que não ficou bom.
6 – Já passou por alguma situação constrangedora por causa do blog/canal? Em caso afirmativo, cite uma.
Acredito que sim, e isso também faz parte. Ano passado houve um reforma grande na minha casa, por conta disso fiquei sem internet e sem poder usar o computador, isso fez com que o blog ficasse parado por mais de um mês. Além disso, teve a situação da troca do nome do blog, que me deixou meio aborrecida.

7 – Seu blog é apenas um hobbie ou é trabalho profissional de verdade? Você já ganhou ou ganha dinheiro com ele?
É apenas um hobbie, mas ainda assim tento manter uma rotina com ele, não é por ser um hobbie que vou fazê-lo de qualquer forma, tento fazer o meu melhor sempre que possível, mas compreendendo que ele não é a minha prioridade. Nunca ganhei dinheiro com ele, apenas alguns produtos.

8 – Quanto tempo do seu dia você se dedica ao seu blog/canal? Acha que vale a pena?
O tempo de dedicação é também um cálculo complicado, pois envolve o processo criativo (construir a ideia para o post), o processo produtivo (testes, fotos, edição, texto e revisão) e o tempo de administração do blog (responder comentários, avaliar os números e divulgar). Especificar esse tempo em horas é complexo, mas chego a gastar até 4 horas por dia. Sobre valer a pena, se o tempo empregado é por algo que te faz feliz acho que tem mérito sim.

9 – Você já cometeu alguma gafe nesse mundo da blogosfera? Em caso afirmativo, cite uma.
Algumas coisas leves, como trocar nome de marca ou errar algum termo, como Tons Pastel (eu realmente pensava que o correto seria “Tons Pasteis”), mas uma leitora muito educada me ensinou o modo certo. E fica a dica, seja humilde e aceite seus erros e as possíveis correções.

10 - Que dica você daria para as blogueiras que estão começando agora não enfrentarem as mesmas dificuldades que você?
Acho que a melhor dica é escrever sobre aquilo que realmente gosta e que tem um domínio aceitável. É complicado se dedicar a algo que você não tem uma aproximação. Seja autêntica, isso não significa que você não pode ter uma inspiração, mas que você vai imprimir a sua personalidade no seu blog. Se gostar muito do nome do blog (não vale copiar um que já existe em?) compre o domínio, isso evita aborrecimentos como o que eu vivi. Tenha sempre um caderninho para anotar quando surgir alguma ideia para o blog. Estabeleça uma rotina (se possível), isso também ajuda muito a manter leitores. Esclareça para si mesmo o que o seu blog representa para você, se é uma prioridade ou não, e não se esqueça do que é mais necessário (não deixe de estudar, trabalhar ou sair por conta do blog).

11 – Você trabalha com programas especiais para fotografar, editar fotos e vídeos? Em caso afirmativo, cite quais são.
Eu realmente sou uma negação em termos de informática, manjo o básico do básico. As edições mais especiais de foto ou vídeo são feitas pelo meu namorado, mas também não são programas “super especiais” não.

12 – Na sua opinião, o que uma blogueira tem que fazer pra ter um blog/canal de sucesso?
Sucesso também é um termo relativo para mim, isso depende sempre do ponto de vista de cada um. Para alguns representa apenas números, e seria hipocrisia dizer que eles não são importantes, mas acho que o principal de tudo é você estar feliz com o projeto. Tente fazer o seu melhor, estabeleça metas, seja você e o sucesso vai chegar. Você pode não se tornar a blogueira mais renomada, mas vai conquistar respeito e leitores fiéis com toda certeza.

13 – Quais as maiores dificuldades no mundo da blogosfera que você já superou?
Sendo bem pessoal, foi o próprio fato de continuar na “blogosfera”. Eu não tinha ideia de que proporção o blog poderia tomar, quando surgiriam as primeiras leitoras, sempre fui muito insegura e imaginei que minha “vida como blogueira” teria um fim rápido. Acho que isso me surpreendeu bastante. Mas depois de um tempo você realmente passa a se identificar com tudo isso e não quer mais largar.

14 – Quais suas blogueiras favoritas que já tem um reconhecimento mundial e já são famosas?
Muitas blogueiras/blogs que eu curto nem são mundialmente conhecidos, também gosto de frequentar blogs menores e que são tão bons ou melhores que os mais famosos, mas entre as mais conhecidas estão a Bruna Tavares – blog Pausa para Feminices (uma leitura obrigatória para quem curte make), Luciane Ferraes – blog e canal (simpatia em pessoa), Coisas de Diva - blog (é extremamente atualizado), Vic Ceridono – blog Dia de Beauté e canal (ela realmente é sensacional), Julia Petit – blog Petiscos e canal (gosto muito dos vídeos), Mariana Santarem | Viiixxxen – blog Rendas de Metal e canal (uma das primeiras gurus que eu acompanhei, ela é encantadora) e Nicole Guerriero - canal (provavelmente a mais famosa [mundialmente] dessa pequena parcela da lista).

15 – Cite alguns blogs/canais não famosos, mas que são de qualidade e que você acha que deveriam ter mais reconhecimento.
São tantos, que é quase uma tarefa impossível, mas vamos lá: Juliana Chechin – canal (makes incríveis), Amanda Ribeiro – canal (também faz makes lindas e é muito educada), Papo de Mulher – blog (tem ótimas dicas de cosméticos) e Makes da Mi – blog (a Miram é um fofura e os posts são muito completos).

16 – Sua família, amigos sabem do seu blog/canal? Como eles reagem? Você se envergonha disso?
A maioria sabe sim. No começo, até porque eu não sabia se eu levaria a ideia adiante, não contei a ninguém, mas aos poucos as pessoas foram descobrindo e não é mais nenhum segredo. De início gera um pouco de vergonha, mas depois passa e se leva numa boa.

17 – Qual o seu maior sonho na sua vida pessoal? E qual seu maior sonho com o seu blog/canal?
Na vida pessoal é ser feliz profissionalmente, trabalhar em algo que eu realmente goste e conseguir a tão sonhada independência financeira. Meu sonho com o blog é que ele continue sendo algo feliz para mim, ele não é a minha prioridade, é algo que realmente faço por prazer e não quero que ele perca essa essência.

18 – Além de blogueira você tem alguma outra ocupação, trabalho ou coisa do tipo?
Eu tenho formação em enfermagem, mas no momento não atuo e planejo cursar uma nova faculdade, totalmente fora dessa área.

19 – Qual a sua opinião sobre assuntos polêmicos, como as declarações de Marcos Feliciano em relação aos negros e aos homossexuais? E em relação a todas as manifestações que estão acontecendo por todo o Brasil? O que você acha de tudo isso?
Polemizando em Fiama?! Falando seriamente, prefiro deixar questões religiosas de lado, respeito à crença de cada um e acho que isso realmente é pessoal demais. Mas falando em termos políticos e sociais, acho que todo tipo de preconceito é realmente patético, acredito que não temos poder para julgar outra pessoa (exceto em casos de crime hediondo), seja por orientação sexual, raça, crença, e etc, acho o mais puro retrocesso. Acredito que todo ocupante de cargo público tem que ser desprendido desse tipo de julgamento e deve estar atento ao que é realmente prioridade para o povo. Sobre os protestos, motivos para lutar pelas melhorias do nosso país não faltam, portanto acho válido.

20 - Se você pudesse mudar alguma coisa, o que você faria?
Tanta coisa para mudar... Complicado escolher apenas uma coisa. Imagino que seria o respeito de cada um pela “vida”, seja a sua ou a vida dos outros. Que soubéssemos enxergar o quanto os nossos atos podem interferir no nosso mundo, que não virássemos a cara para os problemas dos outros, seja o quão “insignificantes” eles possam ser.

21 – Qual o significado de paz, pra você?
Harmonia! Sem dúvida é o modo como posso sintetizar o significado de paz para mim. O mundo em harmonia, onde cada um tem o seu espaço, seus direitos e respeitando sempre o outro.

22 – Deixe uma mensagem, ou um trecho de alguma publicação, ou alguma citação que vale a pena refletir e levar pra vida toda.
O ditado que eu levo para a minha vida é o: “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”! Preciso dizer mais alguma coisa?!

23 – Convide os meus leitores e leitoras a seguirem você, e conhecer seu trabalho e deixe suas redes sociais.
Para finalizar, espero que tenham gostado da minha participação neste especial. Agradeço mais uma vez ao convite de Fiama e espero ter atendido suas expectativas. Sintam-se todos convidados a conhecer o meu blog (www.maquiagemnagaveta.com), a Fanpage do blog (http://www.facebook.com/MaquiagemnaGaveta?fref=ts) e o meu Instagram (@renatalfilgueira). Beijos

E aí meninas gostaram? Não se esqueçam de ir lá conhecer o cantinho dela e ficar sempre atenta nas novidades através das redes sociais.
Se você ainda não conferiu as entrevistas anteriores, não se preocupe, aqui vai os links:
Especial Mundo de Blogueira Part.1
Especial Mundo de Blogueira Part. 2
Especial Mundo de Blogueira Part. 3
Especial Mundo de Blogueira Part. 4

Um beijo no coração de todas e até o próximo ♥

2 comentários:

Obrigada Pelo Comentário ♥