03 agosto 2013

Especial Mundo de Blogueira Part. 4 - Menina Te Contei?

Oi amores, como vocês estão? Estou super feliz hoje, pois venho com mais uma entrevista do 'Especial Mundo de Blogueira' e a entrevistada é muito linda e muito fofa, sabem quem é? É a Mariana do blog Menina, Te Contei? A entrevista está muito interessante então vamos lá...

Eu sou a Mariana Guimarães (mas pode me chamar de Mari), tenho 21 anos e sou de Formiga - MG. Meu Blog é o Menina, te contei?
1 – Porque você decidiu criar um blog e qual foi sua maior inspiração para que isso acontecesse?
Em primeiro lugar, muito obrigada pela oportunidade! É uma honra estar aqui!
Eu sempre quis ter um blog. Mas tinha muita vergonha e medo do que minha família ia pensar de mim, quando eu era mais nova e criava pra ficar no anonimato. Em 2010 entrei na faculdade de moda, e criei um blog chamado Maçã com Sprite (e era anônimo, claro!) onde eu tinha planos de colocar um pouco de mim lá se um dia tivesse coragem. Infelizmente, eu tive que largar o curso por problemas pessoais, e consequentemente abandonei o blog também. Em 2011 entrei pra minha atual faculdade, onde eu reencontrei a Lara (minha parceira de blog), a gente já se conhecia, mas não tínhamos muito contato. Desde então a gente brincava que ia montar um blog de moda e tal (porque a Lara também passou alguns momentos em que teve que desistir da carreira de modelo mas é como dizem, você sai da moda, mas a moda não sai de você, rs), até que um dia (em Abril desse ano) eu tirei essa conversa da mesa do bar e falei: "Lara, criei o blog, você tá dentro né?" e ela falou: "demorou, Mari". E desde então, estamos mantendo nosso cantinho.

2 – Como surgiu a idéia do nome do seu blog?
O Menina, te contei? veio de um bordão muito usado por aqui quando você quer contar alguma coisa pra sua amiga, seja em qualquer assunto. Na verdade, o bordão é "Menina, te contei não?" Mas nós adaptamos à nossa maneira, pra ficar mais fácil de ser lembrado e mais simples de se falar.
3 – Quais os assuntos que mais chamam atenção de seus leitores e como você se inspira para escreve - los?
 O pessoal curte bastante posts mais pessoais (look do dia, esmalte da semana, Customização e afins) mas nós também notamos grande interesse em posts de Moda com dicas de uso de determinada peça. Tem muita menina que não sabe como combinar estampa tal com cores alegres por exemplo, e a gente mostra várias inspirações pra tentar ajudar. Crônicas, Música, Filmes e Séries também tem bastante público, e é por isso que falamos de tudo um pouco. Estamos tentando inserir a aba de culinária nos fins de semana, pra ver se tem aceitação do pessoal que fica em casa e quer cozinhar coisas práticas ou até mesmo elaboradas pra família e amigos, vamos ver se funciona! A inspiração vem do que a gente queria ver em um blog se nós acompanhássemos ele todos os dias. Além disso, como nós curtimos demais moda, make, beleza e tudo mais, a gente tá sempre acompanhando revistas, sites e todos os tipos de informações possíveis pra tentar agregar alguma coisa.
4 – Você tem alguma inspiração especifica, ou alguém que te inspire para escrever os posts?
Antes de criar o blog, eu acompanhava bastante o blog da Taciele Alcolea, Claudinha Stoco, e Just Lia. Em cada um deles, eu via uma maneira diferente de falar sobre determinado assunto, e era justamente aquilo que me fazia querer falar do meu jeito também. Atualmente ainda acompanho eles, mas não com tanta frequência como antes.
5 – Já ficou sem idéias para postar ou gravar vídeos? Como se saiu depois disso?
Sim, com certeza! Confesso que quando eu tenho esse surto de criatividade zero eu desligo o notebook, vou sair, comprar chocolate, visitar alguns amigos e depois eu volto. Se a criatividade voltar, beleza! Se não, eu vou descansar, assistir TV, fazer alguma coisa alheia ao blog, até que a criatividade volte. Eu não costumo dar esses surtos frequentemente porque como meu blog abrange muitos assuntos, se eu não encontrar ideias pra moda, eu vou pra música e aí vai. Mas quando acontece, é bom dar uma espairecida pra limpar as ideias e inserir novas.
6 – Já passou por alguma situação constrangedora por causa do blog/canal? Em caso afirmativo, cite uma.
Sim. Eu sempre comento com a Lara, que ter blog não é sinônimo de agradar todo mundo. Eu sou muito perfeccionista e gosto das coisas do meu jeito, e ai de quem tentar mudar. É exatamente por isso que eu e a Lara damos certo como amigas, porque ela também é assim. uahauahuah Mas enfim, a algumas semanas atrás, uma menina me pediu pra colaborar no meu blog, fez um post modelo perfeito e eu coloquei ela na equipe. Eu vi que ela tava bem ansiosa pra postar logo, e deixei ela postar no meu lugar. Quando eu vi o post dela, ela tinha feito um tutorial de make super nada a ver o que tava prometendo, e eu tinha combinado com ela de postar sobre moda. Quando eu fui falar que não tava legal, e que ela não tinha cumprido o combinado (porque ela me perguntou se tava legal) ela começou a me chamar de imatura e envolver várias outras coisas no assunto que não tinham a ver com o negócio em si. Fiquei muito triste, porque os outros colaboradores são uma graça, fazem tudo nos "padrões" e não ligam de ser chamados atenção se algo tiver errado. Mas lidar com pessoas é assim mesmo, eu expliquei o que tava acontecendo, ela não quis entender e ficou por isso mesmo. Minha consciência ficou super tranquila, porque por mim, se ela quisesse se adequar, ela ainda tava na equipe até hoje. Mas ela preferiu sair.
7 – Seu blog é apenas um hobbie ou é trabalho profissional de verdade? Você já ganhou ou ganha dinheiro com ele?
Fazemos por hobbie, mas levamos a sério como um trabalho profissional. Ninguém pula post, ninguém avacalha e nem faz e qualquer jeito. Mas nada impede de um dia fazer dele uma fonte de renda. Ainda não ganhamos dinheiro (temos menos de 4 meses hahaha) mas quem sabe daqui algum tempo? Pra mim, seria ótmio!
8 – Quanto tempo do seu dia você se dedica ao seu blog/canal? Acha que vale a pena?
Eu e a Lara ainda não nos formamos no nosso atual curso, então ultimamente tá bem complicado dedicar totalmente a ele. Até porque a Lara trabalha e eu ganho uma bolsa na faculdade e preciso me dedicar a ela também, além das provas, trabalhos e etc. Mas em média umas cinco horas por dia, aumentando um pouco no fim de semana que é quando nos reunimos pra combinar algumas coisas, fotografar, e cuidar um pouquinho mais da nossa fan page. Vale a pena sim, mas eu queria ter mais tempo pra me dedicar mais. Eu sei que quanto mais o blog crescer, mais tempo eu terei que dedicar a ele. Mas por enquanto tá fluindo bem, temos 6 colaboradores que são uns fofos e estão nos dando uma mãozinha na hora de postar alguma coisa. Mas a divulgação em si, é por nossa conta e isso na minha opinião é o que dá mais trabalho.
9 – Você já cometeu alguma gafe nesse mundo da blogosfera? Em caso afirmativo, cite uma.
Não que eu saiba. Até porque estamos no ar a pouco tempo relativamente, e como no meu ponto de vista tem que ficar tudo muito bem feito, acho difícil de saber. rs Mas com certeza alguém que não faça parte da equipe pode julgar melhor do que eu.
10 - Que dica você daria para as blogueiras que estão começando agora não enfrentarem as mesmas dificuldades que você.
Esse assunto um dia ainda vai virar vlog, mas eu já adianto pra vocês: Não saiam feito loucas pedindo parceria. Quando eu comecei o blog eu achava que era fácil conseguir parceiros grandes, bons e com nome forte no mercado. Dei de cara com a parede diversas vezes, porque fui procurar justamente os grandes. Hoje eu levo o blog como um hobbie levado a sério, e consegui parcerias incríveis! O certo é você investir em conteúdo de qualidade, conseguir mais leitores e deixar que os próprios parceiros te procurem. Pode parecer demorado, mas não é. Pra mim não foi, e pra você também não vai ser. Outra coisa é essa história de "me segue? Sigo de volta!" Isso é chaaaaato pra caramba. Tá que no início a gente tem que conseguir seguidores, mas tem gente que não comenta mais nada, nem lê sua postagem e já deixa o maldito comentário lá. Eu costumo dizer que eu retribuo seguidores sim, mas prefiro aqueles que comentam com sinceridade e depois deixam o link no final. Isso é blogagem coletiva, não autopromoção. Tem muita gente que entende de maneira errada e acaba se passando por inconveniente.
11 – Você trabalha com programas especiais para fotografar, editar fotos e vídeos? Em caso afirmativo, cite quais são.
Eu normalmente uso programas on line pra colocar algum filtro especial. Não sou mestre do photoshop e nossas fotos são totalmente sem tratamento nenhum. Acho mais legal assim, natural, as vezes com algum filtro que valorize a foto e só. Mascarar demais minhas imperfeições não vai enganar a mim e nem ninguém que já me conhece pessoalmente e eu tenho "noção" de que minha barriga não permite ser mostrada assim pra todo mundo com naturalidade, e quais são as peças que desvalorizam meu corpo. uahauhauah Uso muito o picmonkey, e o pixrl-o-matic para os filtros.
12 – Na sua opinião, o que uma blogueira tem que fazer pra ter um blog/canal de sucesso?
Conteúdo, e conteúdo. Ninguém tem paciência de ler textos cheio de erros de português, e muito menos vídeos com 152152 minutos. O ideal é que você sintetize em no máximo 5 parágrafos bem escritos, e no máximo 15 minutos (o que eu ainda acho muito) gravando. O conteúdo tem que ser de qualidade e os posts tem que atrair o leitor; seja pelo título, pela imagem, ou pela sua maneira de escrever. É só observar quem já é grande no assunto que você percebe tudo isso presente nos blogs e vlogs delas.
13 – Quais as maiores dificuldades no mundo da blogosfera que você já superou?
Eu ainda não passei por uma GRANDE dificuldade, mas acho que nas primeiras semanas, quando você ainda tá divulgando o blog e a fan page, a aceitação do pessoal é bem difícil. Quando a fan page começa a crescer, aí o pessoal se identifica mais, mas quando se tem ali 5 ou 10 likes é complicado conseguir mais de 100 da noite pro dia. E a ajuda de blogueiros que estão lá em cima, você pode esquecer! Eu nunca procurei ninguém grande pra me ajudar, mas conheço muitas meninas que foram atrás e nem resposta tiveram. Deve ser frustrante, e se fosse pra eu começar meu blog hoje do zero, dificilmente eu animaria. Já passei por uma fase de querer desistir, mas depois de pensar no quanto de trabalho me deu pra chegar onde eu estou, eu me animo dinovo. rs
14 – Quais suas blogueiras favoritas que já tem um reconhecimento mundial e já são famosas?
Então, a Taci, a Claudinha e a Lia já são famosas e tem grande reconhecimento.
15 – Cite alguns blogs/canais não famosos, mas que são de qualidade e que você acha que deveriam ter mais reconhecimento.
Eu gosto bastante do Blog da Candy Reis, o Trenchy Teens. Ele é bem fofo e eu me identifico demais com o estilo dela. E os desenhos que ela faz são perfeitos! Acho que o que falta é alguém pra investir nela e nas ilustrações.
16 – Sua família, amigos sabem do seu blog/canal? Como eles reagem? Você se envergonha disso?
Sim, todo mundo sabe. Quem ainda não sabe, é porque ainda não tive a oportunidade de contar, mas minha família reage de forma normal, até porque eu já recebi alguns presentes e produtos pra testar pelos correios e durante duas semanas quase todo dia chegava uma cartinha ou um presente pra mim. Acho que eles já se acostumaram rs. Meus amigos, alguns acham que eu tô de zoação, mas depois acabam acreditando. Alguns me dão apoio e até me dão sugestões do que postar. Mas a maior dificuldade é contar pra todo mundo e ter reconhecimento do que você faz. As pessoas acham que é brincadeira, e quem não me conhece de verdade acha que sou metida e que estou querendo aparecer. Mas na verdade, o intuito principal de um blog é aparecer, mas não no mal sentido, não é mesmo? Eu não ligo muito pros julgamentos, mas confesso que no início deixa a gente triste.
17 – Qual o seu maior sonho na sua vida pessoal? E qual seu maior sonho com o seu blog/canal?
Meu maior sonho é viajar pro exterior. Me julguem como quiser, mas tenho 21 anos e sonho em conhecer a Disney uahuahauha. Também quero conhecer Paris, Londres, Nova Iorque, e Miami. Mas meu primeiro destino "internacional" presumo eu que seja na Argentina, porque tô juntando dinheiro pra fazer um cruzeiro pela América do Sul. Vamos ver se vai dar certo! E meu sonho com o Blog, é ter um reconhecimento maior das pessoas, conquistar leitores, fazer sorteios legais e até mesmo concursos culturais que incentivem a leitura (eu amo ler e amo dar livro de presente). Mas o meu maior sonho mesmo, é fazer dele minha profissão, o que eu sei que tá um pouco longe, mas um dia eu chego lá!
18 – Além de blogueira você tem alguma outra ocupação, trabalho ou coisa do tipo?
Eu faço faculdade de Gestão Financeira, e ganho bolsa de iniciação científica lá.
19 – Qual a sua opinião sobre assuntos polêmicos, como as declarações de Marcos Feliciano em relação aos negros e aos homossexuais? E em relação a todas as manifestações que estão acontecendo por todo o Brasil? O que você acha de tudo isso?
Eu sou contra homofobia e racismo. Sou católica, mas não recrimino ninguém pela opção sexual. Acho que em momento nenhum isso é doença, e sim o jeito da pessoa, sua forma de ser mesmo. Deus não recrimina, não julga e não quer exterminar negros e gays. Ao contrário, tudo o que eu aprendi na Catequese e Crisma, é que Deus te aceita e te acolhe do seu jeito, sendo você pecador ou não ( e quem somos nós pra julgar gays como pecadores? Tem muito hetero que peca trinta vezes mais, e se acha machão o suficiente pra bater, espancar e achar que tá fazendo bonito na sociedade. Isso não é pecar também?). A maneira de interpretar a bíblia e suas passagens por algumas pessoas é bem radical, e eu não concordo com gente que acha errado ser gay. Errado é você discriminar, julgar e apontar o dedo. Ser pedra é muito fácil, difícil é ser a vidraça. Em relação aos protestos, eu acho que o pessoal conseguiu em partes o que queria, mas ainda falta lutar mais. Aqui na minha cidade conseguimos que o Prefeito "demitisse" os familiares do seu vice e vários cargos de confiança que estavam lá só pra roubar e ganhar salário bom, e não visavam nenhum benefício pra mais nada e ninguém, e isso pra cidade, foi uma grande mudança. No Brasil todo, ainda precisamos de muitas coisas, inclusive eu vi na TV que estão incentivando a formação de médicos e que estão contratando mais, vamos ver se isso vai acontecer mesmo e se vai surtir algum efeito.
20 - Se você pudesse mudar alguma coisa, o que você faria?
Gente, tem tanta coisa que eu queria mudar! Saúde, Educação, Desigualdade e Desemprego. Como eu sou pequena e não posso fazer muito pra mudar tudo isso, quero fazer minha parte. Meu maior sonho de botar em prática algumas disciplinas do meu curso, é criar uma ONG pra animais abandonados, com uma estrutura bacana e acolhedora. Eu contrataria veterinários, e teria voluntários para brincar e passear com os cães todos os dias. Mas teria que ser um lugar grande, onde mesmo sem passear, desse pra correr, saltar e brincar. Um gramado verde cheio de melhores amigos, quer realização de vida melhor?
21 – Qual o significado de paz, pra você?
Paz pra mim, é silêncio interior. É quando a gente deixa de ouvir o mundo e presta atenção no soprar do vento, nos pássaros cantando e na água da cachoeira caindo. Você pode não ter tudo isso de uma só vez, mas pode imaginar. É nesse momento que eu agradeço a Deus pelas coisas boas, e peço força pros momentos difíceis.
22 – Deixe uma mensagem, ou um trecho de alguma publicação, ou alguma citação que vale a pena refletir e levar pra vida toda.
"Tudo mudou sem nada mudar. Muito mudei sem nada mudar. E isso nunca foi tão óbvio como agora."  É uma frase do Lucas Silveira da banda Fresno. Sim, eu já fui fã deles na adolescência, e tinha todos os álbuns e cantava alto pra todo mundo ouvir que eu gostava. A Fase passou, mas a frase ficou. Da minha coletânea de frases nacionais, ela é a que mais tem a ver comigo, desde sempre. uahauahuah
23 – Convide os meus leitores e leitores a seguirem você, e conhecer seu trabalho e deixe suas redes sociais.
Bom pessoal, quem curtiu conhecer um pouquinho da minha história e da minha forma de pensar, e quiser me acompanhar desde agora, segue minhas redes sociais. Inclusive tem um sorteio super legal rolando na fan page do meu blog que sairá dia 18/08, e convido todo mundo a participar. Um super beijo, e te encontro no Menina, te contei? pra te contar vááárias novidades, viu?


E lindonas, valeu ou não valeu a pena ler essa entrevista e conhecer um pouco mais do trabalho das meninas do 'Menina , Te Contei?' aqui no blog? Aposto que vocês amaram, tanto quanto eu, então não se esqueçam de conhecer o blog, e todas as outras redes sociais linkadas ai em cima pra vocês!
Um super beijo a todas e até o próximo ♥


4 comentários:

  1. Curti tanto a entrevista que fui lá conhecer o blog das meninas, adorei lá e aqui.

    Beijos.

    http://www.heridamoreira.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada Pelo Comentário ♥